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quinta-feira, 1 de março de 2012

Ford Fiesta 1.6 Class Sedan 4P 2012


Km inicial do teste – cerca de 22.300 km
Km rodados – pouco mais de 100 km
Local do teste – Brasília, Fev./2012
Cenário de teste – ruas e vias expressas em Brasília.






Na direção – A direção (com assistência hidráulica) é leve e direta, ela transmite pouco as irregularidades do solo. A posição de dirigir é boa, mas pessoas com mais de 1,85 m vão encontrar dificuldade de se alojar, já que o banco do motorista recua pouco. O rodar não chega a ser macio, mas é coerente com sua categoria, que poderíamos chamar de “popular premium”.

Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de 1.6 litros, Rocam decepciona, apesar de silencioso e estável, não “empurra” bem o sedan, mesmo abastecido co etanol. Nas rotações mais baixas ele custa a reagir e só "acorda" mesmo acima de 3.000 rpm, o que leva ao motorista andar sempre com o motor cheio se quiser reações rápidas ao acelerador.

Da suspensão e do chassis – A suspensão é firme, razoavelmente confortável, e nas curvas mostra a sua melhor qualidade, permitindo contornar curvas fechadas com desenvoltura incomum para a categoria.

Do acabamento e conforto – O acabamento é simples, bem superior aos dos primeiros Fiesta fabricados na Bahia, mas ainda não estão condizentes com um sedan que quer se diferenciar dos concorrentes diretos. O painel tem desenho diferenciado, mas com mostradores de gosto duvidoso, conta com iluminação permanente sempre que o carro é ligado. Os espelhos retrovisores tem controle mecânico. O nível de ruído é baixo, melhor que a média da categoria. A vida a bordo é facilitada pelo bom layout interno. O conjunto é harmônico. O acesso é fácil, as portas abrem em bom ângulo. No banco de trás, dois adultos viajam com razoável espaço. Há algumas firulas eletrônicas, mas o computador de bordo é o destaque, com várias funções úteis, apesar de impreciso no cálculo consumo médio (ainda que meu contato tenha sido curto).


Pontos fortes – Estabilidade em curvas. Espaço interno. Câmbio preciso e leve. Ar, direção hidráulica, air-bag duplo, ABS e faróis de neblina fazem um pacote interessante.


Pontos fracos – Motor opaco até as 3.000 rpm. Abertura pequena do porta-malas. Preço elevado se comparado aos concorrentes diretos, alguns mais baratos e com muito mais opcionais inclusos (ele não vem nem com rádio...).

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