Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 12 de março de 2012

Ainda dúvidas sobre a gasolina Podium.


Meu amigo Guilherme, aliviado dos problemas do Picanto, encontrou tempo para comentar, sobre o post da gasolina Podium (veja em -  http://carrosemduvida.blogspot.com/2012/03/vale-pena-abastecer-com-gasolina-podium.html) :

“Interessante, o que me diziam era só era vantajoso o uso da gasolina Podium, em carros bem esportivos de altas cilindradas e potência. Para um carro 1.0, não existiria muita diferença, estaria jogando dinheiro fora.”

Guilherme, o que te diziam era uma meia verdade. Normalmente os “carros bem esportivos de altas cilindradas e potência” têm também altas taxas de compressão e sistema de ignição com boa capacidade de ajuste de parâmetros, dois fatores fundamentais para aproveitar bem, no que tange o desempenho, a gasolina Podium.

No caso de alguns 1.0, as limitações físicas do tamanho motor obrigam ao fabricante que quer “tirar” mais potência da pequena máquina, a aumentar a taxa de compressão, o que aumenta a eficiência da queima do combustível.

Este aumento requer um bom sistema de detecção de auto-detonação (para evitar as “batidas de pino”) e um bom sistema de ignição e injeção, capaz de se adaptar aos diferentes tipos de combustíveis, o que lhes permite um ajuste mais perfeito quando um combustível de mais octanagem é usado, refletindo em melhor performance. 

Nenhum comentário: