Como havia prometido no
primeiro post sobre o motor da FIAT, volto ao assunto para explicar melhor como
funciona o sistema MultiAir. Já alerto que o texto é bastante técnico e que só
os “iniciados” devem acompanhá-lo.
Um pistão, movido por um
came (excêntrico) de entrada mecânico, é conectado à válvula de admissão por
meio de uma câmara hidráulica, controlada por uma válvula solenóide on/off
normalmente aberta.
Quando a válvula solenóide é
fechada, o óleo na câmara hidráulica se comporta como um corpo sólido (o óleo é
praticamente incompressível) e transmite para as válvulas de admissão o
movimento de abertura imposto pelo came mecânico.
Quando a válvula solenóide é
aberta, o óleo na câmara hidráulica pode escorrer livremente de volta para o
motor, assim as válvulas de admissão não seguem mais o came (como num sistema
convencional) de admissão e fecham sob a ação da mola da válvula. A parte final
do percurso de fechamento da válvula é controlada por um freio hidráulico dedicado,
para garantir uma fase de assentamento suave e regular em qualquer condição
operacional do motor.
Por meio do controle do
tempo de fechamento e abertura da válvula solenóide, uma ampla gama de
programações de abertura das válvulas de admissão pode ser facilmente obtida.
Na condição de potência
máxima, a válvula solenóide é sempre fechada e a total abertura de válvula é
alcançada seguindo completamente o perfil do came mecânico, especificamente
projetado para maximizar potência em alta rotação do motor (longo tempo de
abertura).
Para se obter alto torque em
baixas rotações, a válvula solenóide é aberta próximo do final do perfil do
came, levando ao fechamento antecipado da válvula de admissão.Nesta condição se
minimiza o indesejado retorno do fluxo para o coletor de admissão e maximiza a
massa de ar admitida pelos cilindros.
Em regime de cargas parciais
do motor, a válvula solenóide é aberta antes do final do perfil do came,
levando a um fechamento bastante antecipado da válvula de admissão, para controlar
a massa de ar admitida em função do torque requerido.
Em marcha lenta, a válvula
solenóide permanece aberta quando o perfil do came já começou a agir e se fecha
ainda durante o tempo em que o came está bombeando óleo. Nesse caso a válvula
se abre mais tarde, quando o pistão já está descendo, portanto a depressão
presente no cilindro naquele momento é maior e assim o fluxo de ar admitido no
cilindro é mais rápido, o que resulta em maior turbulência, melhorando a
homogeneidade da mistura a ser queimada.
Como o sistema é muito
rápido, estes dois últimos modos de acionamento podem ser combinados durante o
mesmo período de admissão dentro de um ciclo do motor o que melhora a
turbulência e a taxa de combustão em cargas e giros muito baixos.
Na realidade, como marca, o MultiAir é exclusividade da FIAT, mas sistemas de comando de válvulas que combinam eletrônica e hidráulica estão presentes em outros motores modernos, como os do Mini Cooper em suas versões médias e altas.
(agradeço à FIAT por me ter remetido o conteúdo técnico no qual baseei a maior parte desta postagem).
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