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quinta-feira, 31 de maio de 2012

Relação de marchas podem variar?

Não sei se entendi bem a pergunta, mas vou tratar do assunto.

Numa caixa de marchas temos a redução primária, que atua para todas as marchas e depois, para cada marcha, um par de engrenagens determina que redução que cada marcha vai ter. A combinação de redução primária, relação de redução de cada marcha, relação de redução do diferencial e o diâmetro do pneu, acaba por determinar a redução total que a rotação do motor experimenta para ser convertida em velocidade do carro.

Se olharmos uma caixa de 5 marchas, podermos ter, por exemplo, pares de primeira e segunda muito reduzidas (favorecendo a força) e pares de terceira a quinta mais longas, para favorecer a economia. Claro que sempre as marchas mais altas terão relações mais longas mas, comparativamente, podem ainda ser mais longas, dependendo do que pretende o projetista.

Se você quer saber qual a tendência da caixa do seu carro, divida a relação de cada marcha pela da marcha adjacente. Numa caixa de 5 marchas, você terá 4 números. Numa caixa "neutra" estes números deverão ser parecidos.

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