Para o Dia do Trabalho guardei a resposta à uma pergunta feita por um leitor há algumas semanas. Ele queria saber qual o primeiro carro produzido no mundo. Como o carro é o sonho de muitos trabalhadores brasileiros e o símbolo de realização de muitos outros, resolvi responder hoje, como homenagem a nós todos, trabalhadores.
A resposta depende do critério do que se considera carro. Para o meu entendimento, o critério deve estar baseado na capacidade de transportar pessoas, de forma auto-propelida (se mover sem ajuda externa). Neste meu critério, o primeiro carro, ou o melhor seria dizer veículo ou automóvel, foi o construído em 1769 pelo francês Nicolas-Joseph Cugnot, chamado por ele de "machine à feu pour le transport de wagons et surtout de l'artillerie", que numa tradução livre seria “máquina a fogo para transporte de cargas de artilharia”.
Como mostra a foto (do "modelo" 1771), o automóvel de Cugnot era um triciclo, movimentado por uma máquina a vapor (veja a caldeira na parte dianteira). Ele era capaz de transportar quase 4 toneladas a uma velocidade de 2,5 km/h . Uma façanha para os tempos das carroças puxadas a cavalos ou mulas.
Para quem puder e tiver a curiosidade de conhecer a máquina, na sua versão de 1771, ela está preservada e em exposição em Paris, no Musée des Arts et Métiers. Tenho uma miniatura em escala (1:43) perfeita deste veículo, ela está em cima da minha mesa de trabalho e foi presente do meu amigo Furini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário