Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lavagem do motor


Se você leu o artigo sobre funcionamento do motor, ciclo otto de quatro tempos e não sabia o que era lavagem do motor, vai ficar sabendo agora.

Lavagem é o termo técnico para definir a capacidade de renovar os gases que ficam na câmara de combustão após a queima do combustível, quanto maior for a lavagem melhor para o rendimento do motor, pois permite que mais ar limpo (oxigênio) entre para participar da nova combustão.

Simples assim. Em outras palavras, quanto melhor o ar fluir ao entrar e os gases de escape fluírem ao sair (tudo referenciado à câmara de combustão), melhor será o desempenho do motor.

Você que gosta de carros já deve ter ouvido falar de coletores de admissão dimensionados, não? Eles nada são mais que coletores projetados especialmente para reduzir a perda de carga do fluxo de ar na admissão, com o objetivo de melhorar a performance do motor. O mesmo vale para os coletores de escapamento, que levam os gases provenientes da combustão para o popularmente conhecido cano de descarga, os dimensionados foram especialmente para melhor deixar fluir os gases provenientes da queima.