Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Nissan Tiida 1.8 Automático SL 2008


Test-drive

Veja também a avaliação mais completa que fiz do Tiida 2008, com câmbio mecânico de seis marchas, bem mais divertido...

km rodados – menos de 10 km
Local do teste – Rio de Janeiro, Jan/2009
Cenário de teste – vias expressas do Rio de Janeiro.

Comentários iniciais – Fiz este test-drive na hora de decidir que carro comprar.O Tiida estava na minha lista e precisava saber qual seria a opção mais conveniente. Boa parte dos comentários gerais estão recheados com minha convivência com o Tiida mecânico, que acabou sendo a minha escolha. Nos Estados Unidos e México (onde o carro é fabricado) o Tiida se chama Versa e pode ser visto em primeiro plano na foto abaixo.


Na direção – A direção (eletricamente assistida) é leve e direta, mas transmite muito as irregularidades do solo, a sensação é de segurança em curvas. A posição de dirigir é boa, bem elevada, com regulagem de altura do banco do motorista e da coluna. O rodar é suave (sem ser mole), silencioso e agradável.

Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de 1.8 litros, é brilhante. Movido apenas a gasolina, é silencioso e vibra muito pouco, seria perfeito para o peso se não fosse “atrapalhado” pelo câmbio automático de apenas quatro marchas. Nele “faltam” marchas, sendo mal escalonado, deixa verdadeiros “buracos” entre uma marcha e outra, perceptíveis mesmo aos motoristas menos atentos. Naturalmente há o conforto de ser automático e toda a conveniência para o uso em cidades grandes, mas o preço maior e a queda vertiginosa no prazer de dirigir não compensam.

Da suspensão e do chassis – A suspensão é bastante firme, sem ser desconfortável, coerente com a proposta do carro, mas saiba que os frágeis e caros amortecedores não estão cobertos pela garantia de fábrica. Vale lembrar que o nosso Tiida é feito no México e vendido como Versa na América do Norte.

Do acabamento e conforto – O acabamento é muito bem cuidado, na versão SL está acima dos concorrentes diretos e poderia ser considerada de luxo. Os materiais são de ótima qualidade, o som é muito bom, o nível de ruído é baixo (em pisos lisos) e a vida a bordo é fácil, com portas grandes e de acesso fácil. A sensação agradável é ajudada pelo funcional teto solar com dois tipos de abertura e o ótimo couro “furadinho” que reveste os bancos. O espaço no banco de trás é de limusine (o banco traseiro tem trilho que aumenta ou diminui o porta-malas). O controle de velocidade do limpador de pára-brisas e o controle digital para o ar condicionado funcionam à perfeição. Falta um computador de bordo (já presente nas versões a partir de 2009 do Tiida SL).

Pontos fortes – Ótimo acabamento, grande espaço interno, acesso fácil. Banco traseiro com trilhos. Preço competitivo do carro 0 km.

Pontos fracos – O brilhante motor é atrapalhado pelo câmbio automático mal escalonado. Suspensão e direção frágeis. Peças absurdamente caras. Pára-brisa sem dégradé. Não haver indicação de luzes acesas, num painel que se ilumina sempre ao se ligar o carro. Apenas três concessionárias na cidade do Rio de Janeiro e relativamente poucas no Brasil. Baixa liquidez e, consequentemente, grande desvalorização.