Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 4 de dezembro de 2011

Num carro flex, o que usar, álcool ou gasolina ?


Funcionalmente é indiferente. Se a decisão for econômica, sugiro fazer as contas para decidir. Como há grandes diferenças entre o consumo entre os dois combustíveis, é importante saber quanto seu carro faz (km/l) no seu circuito típico.

Numa semana típica rode com álcool e noutra com gasolina. Meça o consumo em cada situação. Quanto mais vezes você fizer esta anotação melhor. Use como referências as médias obtidas. Elas então devem compor a “regra de três” para saber qual combustível é mais econômico para seu carro, seu circuito e seu modo de dirigir. O dado do carro do vizinho não vale para o seu.

Se a questão for ecológica, opte pelo álcool. No Brasil ele é feito de cana de açúcar e, em seu processo, há uma etapa (foto-síntese) onde o processo está “consumindo carbono”. Ou seja, além de ser renovável, a produção do álcool tem uma etapa que é benéfica ao meio ambiente.

Na gasolina, todo o processo é nocivo ao meio ambiente, afinal é necessário extrair petróleo (que é um hidrocarboneto) do solo, processá-lo e depois queimá-lo nos motores, adicionando “carbonos novos” à atmosfera (lembre-se, eles estavam enterrados).