Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 4 de dezembro de 2011

Qual a diferença entre caixas de marchas automáticas e as automatizadas ?


A caixa automática é composta de conjuntos de engrenagens planetárias que formam as relações de redução, acopladas num conversor de torque, que é um dispositivo hidráulico, com rotores impelidor e impelido (assemelhado à uma bomba hidráulica) banhados em óleo, que viabiliza o acoplamento da caixa de marchas com o motor.

Já as caixas automatizadas, são caixas de marchas convencionais, formadas por pares de engrenagens helicoidais, que formam as reduções de cada marcha, acoplada ao motor por uma embreagem de fiscos de fricção, que transmitem o movimento por atrito. Elas são dotadas de sistemas elétricos, eletrônicos e mecânicos que realizam as trocas de marchas no lugar do motorista.