Alguns leitores me
perguntaram o que é a tecnologia MultiAir, que a FIAT destaca em seus Fiat 500 (nas suas versões mais caras).
Ele é um motor Fire (sistema de
acelerador sem cabo), de 1.4
litros , dotado de 16 válvulas, que são (aí começa a
diferença) comandadas por um sistema inteligente de controle (nas vde
admissão do ar), que proporciona grande redução de emissões de poluentes,
otimiza o consumo de combustível e ao mesmo tempo permite o aumento de potência
e torque do motor, se comparados aos demais sistemas modernos de comando de
válvulas (mesmo os variáveis).
O sistema disponibiza torque próximo
ao máximo nominal (aquele que aparece na ficha técnica) em larga faixa de rotações, que é traduzido em facilidade de condução e economia de
combustível.
Esta tecnologia/motor foi várias
vezes premiada e á adotada também em motores de outros fabricantes do Grupo FIAT, como
Lancia e Alfa-Romeo (o sensacional Alfa-Romeo MiTo a adotou). O sistema sagrou- se campeão em quatro categorias da
última edição do International Engine of the Year:
- Best Green
Engine 2011 (melhor motor “verde”),
- Best New
Engine 2011 Sub 1-litre (melhor motor novo abaixo de 1 litro , na sua versão
bi-cilíndrica) e
- International Engine of the Year (motor internacional do ano).
O mesmo propulsor faturou ainda as
premiações TechnoBest, Paul Pietsch Preis für Technik 2011, Topgear Magazine
Awards 2010 (Engine of the Year) e H2 Roma Energy &e; Mobility
Show. O motor Fire 1.4l 16v MultiAir foi ainda vencedor do troféu Internacional
Engine Of the Year (Best New Engine) e TechnoBest, em 2010, além do prêmio de
“Motor do Ano até 2.0l” da revista brasileira Autoesporte, em 2011.
Para o consumidor brasileiro, que
tem à disposição o 500 fabricado no México, é interessante saber que o MultiAir
é produzido na fábrica da Chrysler em Dundee, Michigan, nos Estados Unidos. Segundo
a FIAT, “o propulsor passou por um processo de adaptação no centro de
Engenharia da Fiat Powertrain, em Betim, para rodar com a gasolina brasileira
(E22)”.
Também segundo dados da FIAT, o
MultiAir tem 105cv de potência máxima, obtida a 6.250 rpm, e torque máximo de
13,6 kgfm, este obtido a 3.850 rpm. Na Califórnia o 500 faz sucesso entre os
ambientalmente preocupados, usuários tradicionais de carros híbridos, pois o
500 acaba obtendo níveis de emissão compatíveis com aqueles carros, que tem desenhos
bem menos charmosos.
O sistema de controle de válvulas é
eletro-hidráulico, o qual permite um controle dinâmico e direto do ar admitido
pelo motor. Nos outros motores, este controle é mecânico ou hidráulico. O
controle eletro-hidráulico, mais adaptativo (respostas rápidas às variações de
carga e rotação) controla também, indiretamente, a combustão, cilindro a
cilindro e ciclo a ciclo. O resultado, como um todo, é economia, baixas
emissões e desempenho.
Volto ao assunto para dar mais detalhes do fuincionamento do sistema de controle MultiAir.
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