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domingo, 29 de abril de 2012

Motores MultiAir da FIAT.



Alguns leitores me perguntaram o que é a tecnologia MultiAir, que a FIAT destaca em seus Fiat 500 (nas suas versões mais caras).

Ele é um motor Fire (sistema de acelerador sem cabo), de 1.4 litros, dotado de 16 válvulas, que são (aí começa a diferença) comandadas por um sistema inteligente de controle (nas vde admissão do ar), que proporciona grande redução de emissões de poluentes, otimiza o consumo de combustível e ao mesmo tempo permite o aumento de potência e torque do motor, se comparados aos demais sistemas modernos de comando de válvulas (mesmo os variáveis).

O sistema disponibiza torque próximo ao máximo nominal (aquele que aparece na ficha técnica) em larga faixa de rotações, que é traduzido em facilidade de condução e economia de combustível.

Esta tecnologia/motor foi várias vezes premiada e á adotada também em motores de outros fabricantes do Grupo FIAT, como Lancia e Alfa-Romeo (o sensacional Alfa-Romeo MiTo a adotou). O sistema sagrou- se campeão em quatro categorias da última edição do International Engine of the Year:

- Best Green Engine 2011 (melhor motor “verde”),
- Best New Engine 2011 Sub 1-litre (melhor motor novo abaixo de 1 litro, na sua versão bi-cilíndrica) e
- International Engine of the Year (motor internacional do ano).

O mesmo propulsor faturou ainda as premiações TechnoBest, Paul Pietsch Preis für Technik 2011, Topgear Magazine Awards 2010 (Engine of the Year) e H2 Roma Energy &e; Mobility Show. O motor Fire 1.4l 16v MultiAir foi ainda vencedor do troféu Internacional Engine Of the Year (Best New Engine) e TechnoBest, em 2010, além do prêmio de “Motor do Ano até 2.0l” da revista brasileira Autoesporte, em 2011.

Para o consumidor brasileiro, que tem à disposição o 500 fabricado no México, é interessante saber que o MultiAir é produzido na fábrica da Chrysler em Dundee, Michigan, nos Estados Unidos. Segundo a FIAT, “o propulsor passou por um processo de adaptação no centro de Engenharia da Fiat Powertrain, em Betim, para rodar com a gasolina brasileira (E22)”.

Também segundo dados da FIAT, o MultiAir tem 105cv de potência máxima, obtida a 6.250 rpm, e torque máximo de 13,6 kgfm, este obtido a 3.850 rpm. Na Califórnia o 500 faz sucesso entre os ambientalmente preocupados, usuários tradicionais de carros híbridos, pois o 500 acaba obtendo níveis de emissão compatíveis com aqueles carros, que tem desenhos bem menos charmosos.

O sistema de controle de válvulas é eletro-hidráulico, o qual permite um controle dinâmico e direto do ar admitido pelo motor. Nos outros motores, este controle é mecânico ou hidráulico. O controle eletro-hidráulico, mais adaptativo (respostas rápidas às variações de carga e rotação) controla também, indiretamente, a combustão, cilindro a cilindro e ciclo a ciclo. O resultado, como um todo, é economia, baixas emissões e desempenho.

Volto ao assunto para dar mais detalhes do fuincionamento do sistema de controle MultiAir.

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