Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 19 de agosto de 2012

Cinco pontos sobre a manutenção de seu carro que você não deve ignorar.


Quando seu carro está funcionando razoavelmente bem, há sempre uma grande tentação de simplesmente deixar “a vida o levar” parafraseando o Zeca Pagodinho...
Isto é um perigo, pois negligenciar a manutenção pode acabar trazendo sérios danos ao seu carro, que vai te deixar na mão (e sem trilha sonora...).
Cinco pontos de atenção pode te deixar mais amigo do seu carro, que vai te retribuir com confiabilidade...

1-    Verifique o óleo. Além de fazer as trocas dentro da quilometragem recomendada pelo fabricante, fala duas ou três verificações de nível entre as trocas. Se necessário, complete o nível com o mesmo óleo que está no cárter, evite misturar óleos. Também não exceda o nível máximo, só para acabar com o frasco de óleo. Óleo em excesso pode ser levado para as câmaras de combustão, sujar velas e prejudicar o funcionamento do motor.
2-    Cuide dos seus pneus. Verifique semanalmente a pressão dos pneus. Esteja atento ao que recomenda seu manual e não o seu frentista. Não esqueça de calibrar uma vez por mês o pneu estepe.
3-    Verifique sempre os freios. Cada vez que você passar pelo mecânico, peça que ele dê uma olhada nas pastilhas do freio a disco. Elas são fáceis de serem verificadas, muitas vezes nem mesmo a roda é necessário retirar para verificar a espessura da pastilha de freio. Se seu freio já está naquela fase musical (cantando a cada freada), vá logo ao mecânico e solicite que substitua pastilhas e verifique as lonas (o sistema traseiro, quando dotado de freios a tambor, costuma durar mais que o sistema dianteiro a disco).
4-    Não menospreze os sinais de problemas na transmissão, eles só vão piorar e a chance de seu carro te deixar no meio da rua é grande, inclusive com chance de provocar acidentes. Embreagem patinando, marchas arranhando para entrar, ruídos no diferencial, são prenúncios de que seu carro está chamando o mecânico.
5-    Não ignore o manual. Todos os itens de manutenção preventiva lá descritos devem ser observados. Mesmo que você não goste das concessionárias, faça o previsto no seu mecânico de confiança.

Nenhum comentário: