Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Siena 1.4 2012 "batendo pino".

Meu amigo Paulo me ligou hoje para dizer que o Siena 1.4 2012 dele está "batendo pino".

Ele levou o carro na FIAT e a concessionária disse que tudo está normal e que o problema está na gasolina, pois o governo determinou a diminuição do teor de álcool (era 25% e agora está em 20%).

Ele me perguntou se isto faz sentido. Respondi que sim.

A FIAT, para tirar mais rendimento
de seu motor, elevou a taxa de compressão para valores limite, pressupondo a presença de álcool na gasolina, o que eleva a capacidade do combustível de resistir à detonação por compressão (ou pré-detonação), também conhecida por "batida de pino".

Para resolver o problema, sugeri a ele que abasteça com pelo menos 1/4 de tanque com álcool ou ainda mude da gasolina comum (ou aditivada) para a Podium, cuja octanagem mais elevada vai evitar o problema da mesma forma. Neste caso, prepare o bolso...ela anda cara nos postos!

Nenhum comentário: