Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 26 de agosto de 2012

Preço absurdo dos importados no Brasil.

O assunto já foi tratado aqui no BLOG, mas esta semana ganhou matéria no site da renomada revista americana FORBES (lei a matéria em inglês em http://www.forbes.com/sites/kenrapoza/2012/08/11/brazils-ridiculous-80000-jeep-grand-cherokee/).

Kenneth Rapoza, autor do texto "Brazil's Ridiculous $80,000 Jeep Grand Cherokee", referência ao absurdo preço
cobrado pela Chrysler pelo SUV no Brasil, faz piada com o consumidor brasileiro, que paga aqui o mais que o triplo do que o consumidor americano paga lá pelo mesmo carro (por aqui ele custa mais de R$ 160.000).

Rapoza vai além, dizendo o óbvio para eles, mas parece que a maioria dos brasileiros por aqui, estamos comprando Corollas e Civics aqui como se fossem carros de luxo e Cherokees como se fossem carros diferenciados. São todos carros da classse média baixa por lá. Aqui, por conta do preço cobrado, são carros para poucos e símbolos de status da classe média alta e dos novos ricos.

Para ajudar ao leitor brasileiro entender a situação, ele compara (tradução livre) "é a sensação que você sentiria se visse um americano pagando US$ 150 num par de sandálias Havaianas em Nova York".

Ele reforça a idéia de que o grande vilão é o imposto de importação, mas já demonstrei aqui no BLOG que ele não é o único fator, no meu entendimento, a margem dos fabricantes e revendedores são os reais culpados.

Solução? Só o mercado mais consciente e evitando comprar os carros com margens de lucro indecentes.

Ajuda para resolver? Um site independente (poderia ser do Governo Federal) que divulgue os preços FOB dos carros importados e as alíquotas de impostos que incidem sobre eles.

Nenhum comentário: