Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Usado top ou novo mais simples, eis a questão...

Meu amigo Pedro vai trocar de carro e tem quatro alternativas, todas boas opções, todas equipadas com câmbio automático, na faixa entre R$ 54 e 63 mil. Um Honda City, um Nissan Tiida SL e dois Toyotas Corollas, um 2011 topo e um zero km, 2013, intermediário.

Esta escolha, que pode ser feita de forma emocional (aí terá grande variabilidade) ou mais racional (ainda com grande variabilidade, se for comparada entre compradores muito distintos), mas que tende a afunilar as opções.

Na opção emocional, ficaria com o Tiida, com seu motor brilhante, ainda que ofuscado pelo câmbio de quatro marchas que não lhe merece. Contra a Nissan pesam a manutenção cara e difícil, que contribui para outro fator negativo, a dificuldade de vender o carro, por melhor estado que esteja.

Na compra racional, eu optaria pelo Corolla 0 km, pois terá garantia mais longa que o topo (Altis) usado e ainda terá melhor aceitação no mercado na hora da revenda, por ser carro de um dono só.

Contra o carro da Honda, não pesam nem pós nem contras significativos, o que o deixa sempre no meio da lista (não o escolho nem o rejeito). Um carro à la PSDB.

Se conheço meu amigo, ele vai optar pelo Corolla usado e seus muitos "gadgets" desta versão Altis.

Nenhum comentário: