Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tração 4x4 e 4x2, qual a diferença?

O Ângelo me perguntou qual a diferença entre a tração 4x4 e a 4x2.

Respondi a ele que são muitas as diferenças. As mais flagrantes descrevo a seguir.

Num carro 4x2 o torque do motor é transmitido para apenas um eixo, seja dianteiro (caso do VW Gol, do Chevrolet Celta, do Honda Civic, etc) ou traseiro (caso do Chevrolet Opala, do Ford Ranger e do Suzuki Gran Vitara 4x2).

Já nos carros 4x4, o torque do motor é transmitido para os dois eixos, dianteiro e traseiro, ao mesmo tempo. Neste caso há duas vertentes, a tração 4x4 permanente (caso do Land Rover Defender, do Subaru Impreza e do Suzuki Grand Vitara 4x4) e a tração 4x4 eletiva, ou seja, é o motorista que vai decidir se vai andar 4x2 ou 4x4 (caso do Jeep CJ5 que foi fabricado no Brasil e do Pajeto TR4).

No caso da tração 4x4 permanente, a distribuição de torque entre os dois eixos, dianteiro e traseiro, é feita por um diferencial central. Já no caso da tração 4x4 eletiva, uma caixa de transferência central faz a transmissão igual do torque para os eixos dianteiro e traseiro.

Nenhum comentário: