Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Como é medida a aceleração de um carro?

O Ângelo me perguntou como é medida a aceleração "0 a 100" que as revistas e os fabricantes divulgam.

A maneira mais tradicional é com um cronômetro. Neste caso um carro partindo da imobilidade (0 km/h) é acelerado até atingir a velocidade de 100 km/h (o velocímetro deve estar aferido) e com um cronômetro uma outra pessoa dentro do carro marca o tempo necessário para o carro atingir esta velocidade.

A "quinta-roda" foi o instrumento usado nos testes dos carros, durante muito tempo. Ela era acoplada à carroceria do carro e representava um odômetro aferido. O procedimento de testes era similar ao acima descrito.

Mais tarde, à quinta-roda foi acoplado um sistema eletrônico de aquisição de dados, que passou a gravar dados de velocidade e tempo, que depois de completado o teste, eram passados a um computador que calculava uma curva de aceleração, resultando no dado mais conhecido (o "0 a 100").

Na década de 80 chegaram os equipamentos eletrônicos mais sofisticados, como os da marca Correvit®, que prescindiam da quinta-roda fisicamente encostando no chão. Eles são dotados de emissores verticais de sinais óticos que refletem no chão e retornam a um sensor, possibilitando a medição da velocidade instantânea. Um sistema de aquisição de dados, ainda mais sofisticado, armazena os diversos parâmetros do teste. O tempo de aceleração de "0 a 100" é um destes dados.

Nenhum comentário: