Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 24 de abril de 2012

Como funcionam os amortecedores eletronicamente controlados?


Antes de mais nada é importante ler o post de ontem, que explica o funcionamento dos amortecedores hidráulicos.

Feito isto podemos dizer que os amortecedores eletronicamente controlados são basicamente iguais àqueles, mas cotem um óleo com partículas metálicas magnetizáveis.

Uma bobina que envolve o amortecedor cria um campo magnético que controla a posição destas partículas, o que interfere na viscosidade do óleo, o que, consequentemente, interfere na capacidade de atenuação de movimento do amortecedor.

Dependendo do tipo de sistema, o campo magnético pode ser controlado pelo motorista, que escolhe a rigidez da suspensão que pretende usar em cada situação. Outros sistemas são chamados adaptaticos, eles “interpretam” o tipo de solo de cada situação e ajustam os amortecedores para o tipo de condução que o motorista está praticando.

Nenhum comentário: