Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 21 de abril de 2012

Quais os tipos de molas nas suspensões?


Um leitor me pediu para falar sobre os tipos de molas usadas nas suspensões dos carros.

Posso dizer que três são os tipos mais usados: molas helicoidais, molas semi-elípticas e barras de torção. Cada uma tem suas características e, portanto, representam uma maneira diferente de se comportar durante a utilização do veículo.

As helicoidais permitem grande curso da suspensão. Elas podem ter sessão constante ou variável. Na primeira, o “arame” que forma a mola tem o mesmo diâmetro de ponta a ponta da mola, e a mola tem rigidez constante em todo o seu curso. No segundo tipo, se busca a rigidez variável, o que é obtido com a variação da espessura do “arame”, dependendo do “elo” da mola. 



O efeito é o seguinte: ao enfrentar uma irregularidade do solo, os primeiros elos reagem com mais maciez, aumentando o conforto, já se a irregularidade é grande, a deformação da mola atinge os elos mais rígidos, favorecendo a maior capacidade de lidar com eles (segurança e dirigibilidade).

As molas semi-elípticas são muito resistentes às cargas, mas contam com menores cursos, se comparadas às helicoidais. São muito usadas em veículos de carga, onde são sobrepostas, para se obter um efeito de rigidez variável como o descrito nas helicoidais. Elas foram as primeiras molas usadas em veículos auto-motores, pois a tecnologia foi absorvida dos fabricantes de carroças e carruagens.


Por fim as barras de torção, muito utilizadas na industria automobilística por conta de sua simplicidade e baixo custo (elas já foram tema de um post aqui neste BLOG em http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/03/o-que-e-barra-de-torcao.html ).

Nenhum comentário: