Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 22 de abril de 2012

Qual a função dos amortecedores?


Se fossemos nos reportar à Física Clássica, um amortecedor seria chamado de atenuador. Esta é a sua função básica, atenuar os movimentos da suspensão do veículo. Quando eles não estão funcionando, os carros ficam balançando de cima para baixo, pois a capacidade de atenuação da mola e demais componentes da suspensão é muito pequena.

O amortecedor entra para diminuir o número e a amplitude das oscilações. Ele, na verdade, é uma bomba de óleo localizada entre o chassi do carro e as rodas. A parte superior do amortecedor se fixa na estrutura do carro. Já a parte inferior se fixa ao eixo, próximo à roda.

Diagrama de amortecedor hidráulico adaptado do site How Stuff Works.
Nos amortecedores hidráulicos mais comuns mais comuns no mercado, a parte de cima é fixa à uma haste, que por sua vez, está ligada a um pistão. Ele está inserido em um tubo cheio de óleo. O tubo interno é conhecido como tubo de pressão, já o externo faz o papel de câmara de reserva, pois armazena o excesso de óleo a cada movimento.

Quando a roda do carro encontra um obstáculo, a mola se comprime e se alonga. A energia advinda deste movimento é transferida para o amortecedor e vai sendo transmitida através da haste para dentro do pistão. Os orifícios no pistão permitem que o óleo passe através deles e o pistão se mova para cima e para baixo. Como os orifícios são pequenos, criam grande perda de carga para a movimentação do óleo, isso faz com que o pistão desacelere, o que por sua vez desacelera a suspensão, atenuando seu movimento até a estabilidade.

O funcionamento dos amortecedores é semelhante para as funções de compressão (primeiro movimento quando obstáculo está acima do nível do solo) ou de distensão (primeiro movimento quando obstáculo está abaixo do nível do solo), mas os graus de amortecimento são distintos, já que a suspensão em cada caso lidará com diferentes tipos de carga. No de compressão os amortecedores lidarão com toda a massa do veículo, já no de alongamento, apenas com a massa da suspensão e conjunto roda/pneu.

Nenhum comentário: