Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Alta velocidade no dinamômetro de rolo.


Meu amigo Kako viu um vídeo no YouTube que mostra um VW Jetta TSI, num dinamômetro de rolo. O carro está com o chip remapeado e limitador de rotação desligado e o vídeo mostra o velocímetro marcando 280 km/h.

Ele me perguntou: isto é possível? Minha resposta: É.


O dinamômetro de rolo simula as situações de carga nas rodas de um carro, mas não simula o efeito do arrasto aerodinâmico. Como consequência, ao colocar o Jetta em sexta marcha e acelerar fundo, o dinamômetro vai acompanhando a velocidade do motor sobe a rotação até o limite físico do motor, pois não há a carga aerodinâmica (nem limitador eletrônico).

Num teste de pista, o Jetta em sexta não chegaria nem perto desta rotação, pois o arrasto aerodinâmico não permitiria (nem precisaria estar com o limitador de rotação desligado). Ficaria lá pelos 5.100 rpm e uns 230 km/h.

Se você quer ver o vídeo, procure no YouTube. Eu fiz isto e achei o de um Jetta TSI em um teste elaborado pela Prado Power Chips. Não sei se foi o mesmo que meu amigo viu, mas também tem um Jetta a “280 km/h” sobre os rolos.

Veja em: http://www.youtube.com/watch?v=zdNb6OFm2vA

Nenhum comentário: