Meu amigo Kako viu um vídeo no YouTube que mostra um VW Jetta TSI, num dinamômetro de rolo. O carro está com o chip remapeado e limitador de rotação desligado e o vídeo mostra o velocímetro marcando 280 km/h .
Ele me perguntou: isto é possível? Minha resposta: É.
O dinamômetro de rolo simula as situações de carga nas rodas de um carro, mas não simula o efeito do arrasto aerodinâmico. Como consequência, ao colocar o Jetta em sexta marcha e acelerar fundo, o dinamômetro vai acompanhando a velocidade do motor sobe a rotação até o limite físico do motor, pois não há a carga aerodinâmica (nem limitador eletrônico).
Num teste de pista, o Jetta em sexta não chegaria nem perto desta rotação, pois o arrasto aerodinâmico não permitiria (nem precisaria estar com o limitador de rotação desligado). Ficaria lá pelos 5.100 rpm e uns 230 km/h .
Se você quer ver o vídeo, procure no YouTube. Eu fiz isto e achei o de um Jetta TSI em um teste elaborado pela Prado Power Chips. Não sei se foi o mesmo que meu amigo viu, mas também tem um Jetta a “280 km/h ” sobre os rolos.
Veja em: http://www.youtube.com/watch?v=zdNb6OFm2vA
Nenhum comentário:
Postar um comentário