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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Barulhos podem significar problemas no seu carro.


Existem muitos barulhos que podem ser fortes indicativos de que seu carro tem um problema. Vou descrever três bem comuns, que podem indicar que algo precisa ser feito.


Guincho agudo ao frear.
 
Muitos freios modernos tem uma pastilha metálica montada dentro da área de composto de asbesto que produz guincho agudo metálico para alertar que as pastilhas estão desgastadas e está na hora de trocá-las. O guincho pode ocorrer inicialmente de forma intermitente, mas vai ficar mais constante na medida em que o desgaste aumenta.

A solução é simples, compre novas pastilhas e troque-as. Se você não é afeto nem mesmo a este tipo de mecânica simples, recorra a seu mecânico de confiança. O trabalho não leva mais que meia hora, e você já sai com o carro pronto e mais seguro.

Lembre que impurezas que entram nas pastilhas podem causar ruído semelhante, mas normalmente desaparecem rapidamente. Duas ou três freadas em marcha a ré podem acelerar este processo de “limpeza”.


Ruído metálico associado à perda de dirigibilidade.

Se você percebeu barulhos na região da suspensão dianteira e também notou perda de dirigibilidade, seu carro deve estar com as juntas gastas. Os casos mais freqüentes são os de desgaste dos pivôs da barra de direção, ou dos braços superior e/ou inferior da suspensão. O desgaste dos materiais poliméricos ou das buchas metálicas causa folgas e, consequentemente os ruídos e a perda de dirigibilidade.

Como esta é uma mecânica mais complicada, a maioria dos motoristas vai recorrer a um mecânico. Vale ressaltar que rodar com o carro com este tipo de folga pode ser perigoso. Também vale lembrar que, depois de trocadas as buchas e pivôs gastos, é importante alinhar a direção do carro.
Desenho esquemático onde aparecem buchas e pivôs.

Ruído semelhante a estalos metálicos ao fazer uma curva.

Este barulho metálico que tem origem na parte frontal do veículo e só aparece quando seu carro está fazendo uma curva, pode ter como causador um dano na junta homocinética. Para os não iniciados, nos carros de tração dianteira, existem juntas homocinéticas nos dois lados do carro e o dano pode ocorrer só de um lado.

Junta homocinética aberta.

Via de regra, o barulho que aparece inicialmente pequeno, vai, com a continuidade do uso, aumentando. Caso não seja trocada, a falha total da junta pode causar danos sérios a outros componentes, comprometendo até mesmo a segurança do veículo e seus ocupantes. 

Para prevenir danos, observe a proteção de borracha que encobre as juntas (coifa). Quando elas se rompem, sujeira penetra na área metálica da junta, aumentando o desgaste. A perda de lubrificante també acelera a ocorrência da falha. 


Junta homocinética montada, com dano na coifa.

Como também é uma mecânica mais complicada, a maioria dos motoristas vai recorrer ao seu mecânico. Dependendo do modelo, a substituição pode levar cerca de duas horas e, como vários componentes serão desmontados e remontados, recomendo o alinhamento da direção.

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