Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 19 de fevereiro de 2012

Qual a função da CORREIA DENTADA e sua diferença para o EIXO CARDÃ?


Nas aplicações veiculares normais estes dois componentes têm aplicações completamente distintas.

Corriqueiramente as correias dentadas são usadas para transmitir movimento e sincronizar os eixos de manivelas e os de comando de válvulas nos motores. Elas concorrem em função com as correntes (ainda aplicadas em alguns motores por conta de sua confiabilidade).


Já os eixos do tipo cardã, na sua aplicação mais comum, são usados para transmitir movimento entre a caixa de marchas e o diferencial nos veículos de motorização dianteira e tração traseira. Eles são necessários por conta de que neste layout, o conjunto eixo/diferencial está bastante afastado e desalinhado com o conjunto motor/caixa.


Eles podem ser facilmente identificados na parte inferior dos caminhões que rodam em nossas ruas e estradas.

Uma aplicação onde correias dentadas e eixos cardãs concorrem na mesma função é no sistema de transmissão de motocicletas, nestes casos, correias dentadas, correntes (as mais comuns) e eixos cardãs fazem o mesmo papel, o de transmitir o movimento da caixa de marchas para a roda traseira. A opção de qual usar é do fabricante.

Nenhum comentário: