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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vale à pena comprar as versões top de linha?


Se a pergunta está direcionada à revenda do carro a resposta é: GERALMENTE NÃO. Explico.

Todos os carros se desvalorizam com o tempo, mas as versões topo se desvalorizam mais. Com o passar dos anos, as diferenças marcantes do carro 0 km vão se desfazendo e, na compra do carro usado, o estado de conservação acaba pesando mais que alguns acessórios a mais (que ainda podem ser instalados...).


Claro que uma versão top tem mais facilidade de ser vendida, mas a diferença despendida na hora da compra do 0 km raramente será recuperada na hora da venda.

Vale lembrar que versões top que têm nomenclatura exclusiva, tendem a manter mais seu valor com relação às básicas, mas ainda assim, há uma tendência de afunilamento dos valores dos usados.

Vale um exemplo. Comprei um Sandero Stepway 2011 no final de 2010, na sua versão topo (só não tinha bancos de couro e pintura metálica). Pelo valor da tabela o carro custaria cerca de R$ 51 mil. A versão do Stepway de entrada estava tabelada por cerca de R$ 43 mil.

Por cerca de R$ 8 mil a mais, levei air-bag duplo, freios com ABS, som com MP3, controle satélite no volante, computador de bordo, espelhos retrovisores elétricos, vidros elétricos nas portas traseiras e outros detalhes menores.

Hoje, se resolver vender o carro, terei como referência as tabelas de mercado, como a FIPE, que faz uma média dos preços dos veículos daquele modelo à venda. Lá o valor para o Stepway 2011 é cerca de R$ 38 mil.

Como o carro está em perfeito estado, para vendê-lo a um particular, não teria esperança de conseguir mais que R$ 39 mil. Já se o meu carro fosse o Stepway de entrada, não teria dificuldade de conseguir os R$ 38 mil da tabela.

Não devemos esquecer, entretanto, que o que levamos a mais ao comprar uma versão topo, não está sendo pensado apenas para a revenda, mas sim, e principalmente, para o conforto e a segurança no período em que usaremos o carro.

Boa escolha.

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