Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dicas para alugar um carro no exterior.


Estas dicas valem para o Canadá, Estados Unidos (EUA) e para a maioria dos países da União Européia (UE).

Condições básicas: carteira de motorista válida no período da locação e cartão de crédito internacional com limite superior ao bloqueio que a locadora vai fazer nele (bem maior que o valor da locação).

Não é necessária a carteira de motorista internacional para quem está em viagem de turismo. Para períodos de permanência mais longos, informe-se com a locadora, explicitando o país de destino.


Uma locação em qualquer país da UE é considerada doméstica, valem as condições gerais de locação e seguro em qualquer país da UE, você pode cruzar as fronteiras sem susto. Se você for cruzar a fronteira da Itália para a Suíça (não integra a UE), por exemplo, esclareça as condições com a locadora. Em algumas situações o carro poderá ser até impedido de cruzar a fronteira, ou, os seguros não serão válidos do lado de lá.

Nos EUA e Canadá, as condições de aluguel são válidas para ambos, mas é conveniente informar, na hora de contratar a locação, se você for cruzar a fronteira.

Antes de alugar, verifique as tarifas na Internet, no próprio site das locadoras e depois ligue para elas, negociando tarifas e vantagens. As locadoras têm vários códigos promocionais que podem estar vinculados à empresa que você trabalha, à empresa aérea que você está voando, ao cartão de milhagem ou de crédito que você usa. Verifique antes de fechar contrato, as diferenças são grandes.

A maioria dos contratos de locação prevêem a devolução de tanque cheio, não esqueça de abastecer, o valor cobrado pelas locadoras pela gasolina é absurdo.

Lembre que a locação é calculada pelo número de dias, da hora da retirada até a hora da devolução. Lembre que o aluguel a partir de quatro dias tem o mesmo valor que o aluguel por uma semana. Otimize seus custos.

Lembre também que o aluguel de um GPS por duas semanas custa a mesma coisa que comprar um nos EUA.

Fique atento aos seguros. Não deixe de fazer pelo menos os seguros básicos. Na maioria das locadoras dos EUA e Canadá não existe a figura da franquia, mas nas locadoras européias existe. Eu sempre opto pelo seguro sem franquia, com cobertura ampla, apesar de um pouco mais caro. Avalie bem, você pode economizar muita dor de cabeça (e dinheiro) no caso de uma colisão (já aconteceu comigo...).

Avalie bem o número de passageiros e malas, assim como seus respectivos tamanhos. Trocar de carro às pressas por quê a família não coube no carro reservado é uma dor de cabeça que ninguém deseja passar.  

2 comentários:

Raquel disse...

Para conduzir no exterior o condutor deve ter quanto tempo de carteira?

Ronaldo Martins disse...

Raquel, não há um requisito de tempo de carteira e sim de idade. Veja post a respeito.