Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

É possível “andar só no vácuo” de um carro numa estrada?


De um carro acho que não, mas de um caminhão é, mas não faça isto!

Esta mesma pergunta foi feita há décadas ao meu pai, professor de Física na PUC-RJ, por um aluno “endinheirado” que tinha uma Berlineta Interlagos. A resposta do meu pai tinha sido apenas SIM e o aluno chegou na sala de aula, na semana seguinte, dizendo que tinha testado e funcionado!


Meu pai caiu em si do tamanho do perigo a que tinha se exposto o idiota! A cena me martelou a cabeça por anos. Em Jan/1997 fui à Florida/EUA para fazer uma pesquisa sobre sistemas de acionamento de válvulas pop-up (do tipo das usadas na admissão e descarga dos motores). Como estava sozinho, vi a oportunidade de colocar em prática a idiotice do ex-aluno do meu pai.

Numa estrada reta, de quatro pistas, escolhi um caminhão (um Mack com cavalo e reboque do tipo baú) que andava a mais de 130 km/h, entrei na faixa dele e fui me aproximando, até ficar a mais ou menos um metro do pára-choque traseiro. Aí coloquei o Geo Prizm em neutro (ponto morto) e o caminhão foi me “puxando” por algumas centenas de metros, até que meu juízo voltou e eu engatei o Prizm e reduzi a velocidade.

Vale dizer que, para entrar e sair da “bolsa” de baixa pressão que se forma na traseira do baú, o carro trepida violentamente, por conta da turbulência gerada pelo deslocamento de ar. A sensação não é nada agradável.

Volto a dizer, não tente isto. É uma completa idiotice, que poderia ter causado dois acidentes fatais (um no Rio e outro ao Norte de Orlando). Não serve nem de historia para contar para os netos, afinal, quem seria idiota o suficiente para dar esta idéia para os netos?

Um comentário:

Alexandre Fialho disse...

Que seus netos não leiam isto.