Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ângulos de entrada, saída e de quebra.



Estes ângulos são muito importantes para a dinâmica dos veículos offroad e também para os carros de rua.

Vamos definir cada um deles e esclarecer sua utilidade.

Ângulo de entrada (AE). Também é chamado de ângulo de ataque. Ele é formado entre a horizontal e a reta que tangencia o pneu dianteiro e o ponto inferior da área frontal do veículo.

Veja o que é o ângulo de entrada (AE) no desenho esquemático da figura a seguir. O AE é responsável pela capacidade do veiculo enfrentar obstáculos verticais (um meio-fio alto ou uma rampa íngreme, por exemplo). Quanto maior o ângulo, mais capaz é o veículo.


Já o ângulo de saída (AS) também pode ser visto na mesma figura. O AS é o responsável pela capacidade do veículo sair de uma depressão ou de um declive acentuado, por exemplo. Quanto maior o ângulo, mais capaz é o veículo.


O terceiro ângulo importante para a dinâmica veicular é o ângulo de quebra (AQ, ou break-over angle, em inglês). Ele é formado entre tangentes aos dois pneus, tendo como vértice o ponto mais baixo da parte inferior do veículo. Ele pode ser visto no desenho esquemático anterior, marcado em vermelho. Este ângulo representa a capacidade do veiculo transpor obstáculos altos e curtos (menor que a distância entre eixos) ou de sair de um aclive íngreme. Quanto menor o ângulo, mais capaz é o veículo.

Na figura a seguir, que deve ser comparada à primeira, visa mostrar que, se um mesmo veiculo for “alongado” seu AQ tende a aumentar, piorando a sua capacidade de vencer obstáculos em offroad.


Se você não gostou dos meus desenhos esquemáticos, seguem abaixo dois desenhos profissionais, elaborados pelo fabricante americano de caminhões International®. A primeira mostra os ângulos de entrada e saída.


A segunda mostra o ângulo de quebra. 


5 comentários:

Unknown disse...

Bom muito. Explicativo e direto.

Rogerio disse...

Muito bem explicado!!! Parabéns.

Rogerio disse...

Muito bem explicado!!! Parabéns.

Unknown disse...

Boa explicação.

Unknown disse...

Excelente explicação. Parabéns.