Estes ângulos são muito importantes para a dinâmica dos veículos offroad e também para os carros de rua.
Vamos definir cada um deles e esclarecer sua utilidade.
Ângulo de entrada (AE). Também é chamado de ângulo de ataque. Ele é formado entre a horizontal e a reta que tangencia o pneu dianteiro e o ponto inferior da área frontal do veículo.
Veja o que é o ângulo de entrada (AE) no desenho esquemático da figura a seguir. O AE é responsável pela capacidade do veiculo enfrentar obstáculos verticais (um meio-fio alto ou uma rampa íngreme, por exemplo). Quanto maior o ângulo, mais capaz é o veículo.
Na figura a seguir, que deve ser comparada à primeira, visa mostrar que, se um mesmo veiculo for “alongado” seu AQ tende a aumentar, piorando a sua capacidade de vencer obstáculos em offroad.
Se você não gostou dos meus desenhos esquemáticos, seguem abaixo dois desenhos profissionais, elaborados pelo fabricante americano de caminhões International®. A primeira mostra os ângulos de entrada e saída.
A segunda mostra o ângulo de quebra.
5 comentários:
Bom muito. Explicativo e direto.
Muito bem explicado!!! Parabéns.
Muito bem explicado!!! Parabéns.
Boa explicação.
Excelente explicação. Parabéns.
Postar um comentário