Paulo Eduardo escreveu:
"Aproveito o momento pra acrescentar e esclarecer uma dúvida:
1) Se o lubrificante for de mesma classificação (API) , Grau de viscosidade (SAE) , e base (mineral ou sintetica) diferindo-se apenas a marca, a principio não vejo problema algum, pois a propria norma API determina que os oleos devem ser 100% compativeis, desde que ambos tenham as três mesmas características descritas acima....
2) No caso da Classificação API, obviamente devemos obedecer a mínima recomendada pelo fabricante do veículo/motor, utilizar classificação mais avançada (que naturalmente possui maior quantidade/qualidade de aditivos) certamente o motor vai "agradecer" a longo prazo, em termos de proteção ao desgaste e a corrosão causada pelos residuos da combustão.
Então, o que diz o manual do meu veiculo: Classificação API SE ou SF
Devido aos monoviscosos estarem praticamente extintos e a viscosidade 20W40 não ser mais disponivel comercialmente, só encontro as viscosidades 15W50 /ou 20W50. Qual dessas duas devo optar?
Parabéns ao seu trabalho"
Paulo Eduardo, obrigado pela minuciosa análise. Respondo que na falta do 20W40 especificado, qualquer uma das alternativas vai atender ao seu motor, o 15W50, com faixa mais larga (uma fração bem fluída e outras mais viscosa), já o 20W50 acrescentaria apenas a fração mais viscosa. Eu escolheria a primeira.