Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pneu furado.


Meu amigo Guilherme está numa “maré de azar”. É da mulher dele o Picanto que está com barulho no motor e a Kia não tem peça para trocar (veja os dois posts neste blog).
Neste final de semana, andando na Lagoa Rodrido de Freitas, ele foi apanhado na armadilha do asfalto frezado (etapa intermediária entre o asfalto velho e o lançamento da nova camada). Um canto vivo cortou a lateral de um dos pneus de seu Hyundai i30 2010.
Como o estepe do i30 é daqueles finos, ele teve que comprar um pneu novo. Às pressas, durante o final de semana, não achou um pneu da mesma marca e medida. Teve que se contentar com um de outra marca e com a mesma medida nominal.
Ele então me perguntou:
Posso rodar com este pneu novo na traseira? Ou devo comprar outro igual para fazer o par?
Respondo:
Infelizmente você deve comprar outro pneu igual ao que você comprou no final de semana. Pneus de fabricantes diferentes, ainda que de mesma medida nominal, já são diferentes por sua construção. Para agravar, o pneu novo terá medida muito diferente daquele já bem rodado e desgastado que está do outro lado. Isto provoca condições diferentes de reação ao solo, principalmente durante frenagens, afetando negativamente a segurança.
Se serve de consolo ao Guilherme, outro amigo comentou que conhece um proprietário de VW Tiguan que está com o mesmo problema, pois não existe o pneu original, adotado pela Volkswagen, para reposição no mercado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: