Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que é comando variável de válvulas?


As válvulas de admissão e de descarga dos motores são abertas pelos cames (excêntricos) instalados nos eixos de comandos de válvulas em ângulos prefixados no projeto do motor.
Nos motores modernos de carros que tem preço que permita a incorporação de tecnologias mais caras, é comum a instalação de comandos variáveis. Estes comandos, dependendo da rotação e da carga do motor, variam os ângulos das cames, buscando a condição ótima para aquela situação.
Os sistemas de comando variáveis mais simples tem duas posições, uma para altas e outra para baixas rotações, os sistemas mais complexos podem chegar a múltiplas posições.
Os sistemas variáveis podem ser instalados em apenas um eixo, como o de admissão e assim o motor teria admissão variável e exaustão fixa.
O que determina qual sistema usar? Custos.
Quanto mais complexo e eficiente o sistema, mais caro ele é, o que onera o custo final do carro.