Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ford Focus 2.0, Guia, Sedan 4 portas, 2001





Estas fotos são de um carro quase idêntico ao que dirigi.

km inicial do teste – cerca de 6.000 km
Km rodados – cerca de 800 km
Local do teste – Houston / Texas / Estados Unidos / Maio 2001
Cenário de teste – cidade e vias expressas

Comentário inicial - O Focus americano é o mesmo carro fabricado no Brasil pela Ford até 2009, quando o modelo foi definitivamente substituído pela nova geração, que é compartilhada com a Europa (e que não chegou aos Estados Unidos).

Na direção – A direção é leve, progressiva e não muito direta, transmite poucas irregularidades do solo, bem ao gosto americano. A sensação ao volante é agradável, de conforto e segurança. O volante tem ótima pega. O desenho do painel foge do lugar comum e impressiona até os dias de hoje.

Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de dois litros, é silencioso e vibra pouco, leva bem o carro, como um sedã (pequeno para o padrão americano) de família. Não há pretensões esportivas, as respostas ao acelerador são meio lentas. O câmbio é bem escalonado e as trocas de marcha são quase imperceptíveis. Um câmbio de cinco marchas ajudaria o motor a ter respostas mãos rápidas.

Da suspensão e do chassis – Macia em todo o curso, beirando ser “molenga”. O carro aderna nas curvas, o que não permite uma tocada mais esportiva, o que é coerente para a proposta de um sedã de caráter familiar (a mensagem da Ford era: você pode ter um sedã pequeno e econômico tão confortável quanto a sua “banheira”). A carroceria é firme e muito bem acabada.


Do acabamento e conforto – O acabamento é muito bem cuidado, materiais de boa qualidade, o som é bom, o nível de ruído é baixo e a vida a bordo é fácil, com portas largas e acesso fácil. A sensação é de conforto e qualidade. Não há firulas eletrônicas. O desenho da carroceria é atraente, ditando tendências no início dos anos 2000.

Pontos fortes – Rodar macio e silencioso. Espaço interno e no porta-malas. Ótimo acabamento.

Pontos fracos – Motor de reações lentas. Desvalorização do modelo no Brasil, depois da chegada das versões mais atuais.