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sábado, 14 de janeiro de 2012

Mais uma sobre o Cx (coeficiente de arrasto aerodinâmico) .


Havia prometido voltar ao tema do Cx (coeficiente de arrasto aerodinâmico).
Apenas para apimentar as discussões a respeito, resolvi postar os Cx de algumas formas bem conhecidas, para que você tenha uma idéia de como a forma influencia no arrasto aerodinâmico de um veículo.
Observe os valores de Cx destas formas geométricas (o fluxo de ar está representado pela seta azul):

        O Cx de uma esfera é 0,47 (adimensional, veja o post anterior sobre este assunto).

        Já o da meia esfera é 0,42, o que mostra a influência da saída do ar na composição do Cx.

        Já o Cx do cone é 0,50.

        Para um cubo “atacado” numa face, o Cx é 1,05.

        Se o mesmo cubo for “atacado” numa aresta, o Cx cai para 0,80, o que denota a relevância da posição do corpo com relação ao fluxo de ar.

        Outra curiosidade é o cilindro, se for longo, o Cx será 0,82.

        Já se o cilindro é curto, o Cx sobe para 1,15.

        Um corpo em forma de gota tem o Cx de 0,04. Esta é a forma otimizada adotada pela natureza para romper o ar (é a forma da gota de água caindo na atmosfera).

        Já um corpo em forma de meia gota, terá ainda o Cx bem baixo, de 0,09, mas mais do dobro do Cx da forma de gota. Esta é uma forma assemelhada à dos carros de competição de baixo arrasto aerodinâmico.

Noutra oportunidade, voltarei ao tema, mostrando os coeficientes de arrasto aerodinâmico para as formas básicas de carrocerias típicas de automóveis.

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