Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nissan Armada SV, 4x4, 5.6 litros, V8, 32V



milhas iniciais do teste – cerca de 31.700 milhas
milhas rodadas – mais de 500 milhas
Local do teste – Califórnia / Estados Unidos / Janl 2012
Cenário de teste – cidade, vias expressas, freeways e estradas de montanha.

Comentário inicial - O “monstro” Armada é tipicamente um SUV americano. Grande, bem acabado e confortável, mas os japoneses acertaram a suspensão e o consumo, se comparado a outros SUVs americanos (por exemplo: o Montaneer, também avaliado neste BLOG) e, claro, tendo a referência na categoria de tamanho e peso deste Nissan. Para quem nunca viu um, vale dar uma olhada nele do lado de outros carros conhecidos no Brasil.
 Nesta, ao lado de um Toyota 4Runner

 Nesta "tampando" um Pajero Full estacionado ao lado.

Na direção – A direção é leve, mas progressiva, não transmite irregularidades do solo, bem ao gosto americano. A sensação ao volante é bem melhor que em outros SUV grandes que dirigi. O Armada não balança tanto como é comum nesta categoria. As rodas de aro 18” são calçadas com ótimos pneus de uso misto, que são inesperadamente silenciosos. Apesar da quilometragem elevada, o carro se mantém bem justo.

Do motor e câmbio – O V8 de 5,6 litros é silencioso, quase inaudível de dentro do carro, vibra muito pouco e leva bem o SUV, apesar do peso elevado (são mais de três toneladas!). Claro que não são possíveis pretensões esportivas, apesar das respostas ao acelerador serem rápidas. Mesmo andando a mais de 110 km/h o Armada se mantém calmo, sem balanços laterais desagradáveis. O câmbio (de cinco marchas) é bem escalonado, ajudado pelo enorme motor de 317 HP. Apesar do tamanho e do peso o Armada não é beberrão (médias acima de 7km/l são comuns em uso misto e cerca de 10km/l em estradas).



Da suspensão e do chassis – A suspensão é macia, mas sem exagero, O SUV não tomba muito nas curvas e é firme nas retas. Nas pirambeiras de uma estação de ski que visitei, o Armada mostrou sua vocação, com o sistema de tração 4x4 no automático, o computador decide o que fazer e o Armada se mantém sempre bem tracionado.  

Do acabamento e conforto – O ar condicionado é digital, com controles independentes para motorista, passageiro e compartimento traseiro. O acabamento é muito bem cuidado, com materiais de ótima qualidade, o som Bose é excelente e conta com disqueteira de seis CDs. Air-bags só para motorista e passageiro da frente (com sensor para desligar quando o passageiro não está a bordo).



O nível de ruído é muito baixo, como nunca tinha visto num SUV (poderia ser comparado ao de um sedan de luxo). A vida a bordo é fácil, com portas enormes e acesso fácil, ainda que seja necessário subir no estribo para chegar no interior do Armada. A sensação geral é de conforto e qualidade. Há regulagens elétricas para os pedais e para o banco do motorista, o que torna quase impossível não achar a posição ideal para dirigir.


O desenho da carroceria é atual e sem exageros (a menos do tamanho). Com mais de 5,20 metros de comprimento, mais de 2 metros de largura e 1,96 de altura, não há como não se sentir à vontade no Nissan. Há muito espaço para oito passageiros e o acesso à terceira fila é razoável.

A terceira fila rebate eletricamente (1/3 e 2/3), transformando o bom porta-malas em uma garagem (parece caber um Smart lá dentro). A fileira central tem três acentos reclináveis e rebatíveis, com saídas de ar condicionado e iluminação individuais (como numa cabine de avião). A tampa do porta-malas tem a opção de abrir somente o vidro, o que é muito prático.



No painel, uma tela de 7” mostra várias funções do som, do computador de bordo e também imagens da câmera de ré, acoplada a sensores (sonares) de posição, dois itens quase obrigatórios num carro deste tamanho. Falta um GPS e um leitor de DVD, acessórios presentes em carros bem mais simples e baratos.

Pontos fortes – Motor forte. Rodar macio, estável e muito silencioso. Excelente espaço para passageiros e bagagens. Bom acabamento. Economia de combustível. Som Bose. Sistema de tração 4x4 de múltiplas opções.

Pontos fracos – Falta um GPS no painel de LCD. Nesta versão SV (de entrada) falta o tocador de DVD.

Nenhum comentário: