Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Fiat Siena Fire 1.0 8V 4P 2003



Fotos de um carro similar ao que dirigi no RS.

km inicial do teste – mais de 20.000 km
km rodados – mais de 400 km
Local do teste – Porto Alegre, Abril/2003
Cenário de teste – cidade, vias expressas e estradas do Rio Grande do Sul.

Na direção – Esta era, em 2003 a versão de entrada do Siena, A direção sem assistência é pesada. O nível de ruído é alto e a resposta ao acelerador lenta, mas já melhor que a do Palio SX, mas muito aquém do Siena ELX, ambos avaliados neste blog. O Siena é aceitável para a cidade, mas deixa a desejar na estrada, principalmente se carregado. A posição de dirigir é boa, bastante elevada, sem regulagem de altura do banco do motorista e da coluna. O rodar não é macio, mas não chega a ser incômodo.


Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de 1.0 litros, de 8V já estava bem acertado, o que gerava um desempenho coerente com o tamanho do carro e do motor. O câmbio de cinco marchas é curto e preciso, e tenta ajudar a resolver a falta de “musculatura” do motor.

Da suspensão e do chassis – A suspensão é firme, sem comprometer o conforto. Nas curvas transmite segurança e não exibe o balanço das versões mais modernas dos Sienas.


Do acabamento e conforto – O acabamento é muito simples, mas com tecidos e revestimentos plásticos de boa qualidade. O nível de ruído é alto, mas menor que o do Palio SX. O porta-malas é excelente, uma referência do mercado. A vida a bordo é amenizada pelo bom layout interno, mas faltam itens de conforto, disponíveis em versões superiores e mais caras. O ar condicionado funciona muito bem. No banco de trás, dois adultos viajam com razoável espaço. Há poucas firulas eletrônicas (chave codificada, temporizador da luz interna e imobilizador do motor). O painel tem apenas o indispensável.

Pontos fortes – Conjunto motor / câmbio robusto e confiável. Bom layout interno. Baixa necessidade de manutenção. Bom preço de revenda. Ótimo porta-malas. Bom preço de revenda.

Pontos fracos – Desempenho com o carro cheio. Chave codificada já não é barreira para os ladrões “profissionais”. Alto nível de ruído e acabamento espartano.