Meu amigo Guilherme, aliviado dos problemas do Picanto, encontrou tempo para comentar, sobre o post da gasolina Podium (veja em - http://carrosemduvida.blogspot.com/2012/03/vale-pena-abastecer-com-gasolina-podium.html) :
“Interessante, o que me diziam era só era vantajoso o uso da gasolina Podium, em carros bem esportivos de altas cilindradas e potência. Para um carro 1.0, não existiria muita diferença, estaria jogando dinheiro fora.”
Guilherme, o que te diziam era uma meia verdade. Normalmente os “carros bem esportivos de altas cilindradas e potência” têm também altas taxas de compressão e sistema de ignição com boa capacidade de ajuste de parâmetros, dois fatores fundamentais para aproveitar bem, no que tange o desempenho, a gasolina Podium.
No caso de alguns 1.0, as limitações físicas do tamanho motor obrigam ao fabricante que quer “tirar” mais potência da pequena máquina, a aumentar a taxa de compressão, o que aumenta a eficiência da queima do combustível.
Este aumento requer um bom sistema de detecção de auto-detonação (para evitar as “batidas de pino”) e um bom sistema de ignição e injeção, capaz de se adaptar aos diferentes tipos de combustíveis, o que lhes permite um ajuste mais perfeito quando um combustível de mais octanagem é usado, refletindo em melhor performance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário