Km inicial do teste – 0 km
Local do teste – Rio de
Janeiro, Out/2010 a Mar/2012
Cenário de teste – cidade,
vias expressas e estradas do Rio de Janeiro.
Na direção – A direção hidráulica
continua pesada, mas bem direta. Não transmite as irregularidades do solo. Apesar
do uso, a sensação de segurança em retas e curvas está preservada. A posição de
dirigir é boa, bem elevada, com regulagem de altura do banco do motorista, mas
não há regulagem da coluna de direção. O rodar já não está tão agradável, pois
o nível de ruído aumentou muito, aparentemente por conta do desgaste dos pneus,
mas o nível de ruído ainda é coerente com carro “aventureiro”. Em trechos de
terra, a grande distância do solo e o bom curso da suspensão favorecem aos que
pretendem se aventurar num “fora de estrada light”. A buraqueira do dia a dia
não afetou o funcionamento e o nível de ruído da suspensão.
Do motor e câmbio – O quatro
cilindros, de 1.6 litros ,
vibra pouco, mas não empolga, é “opaco”, transmite a sensação de que é acanhado
para o peso do carro. Houve melhora depois da revisão de 10.000 km , mas ainda fica
aquém do esperado. O câmbio curto ajuda no desempenho, mas para isto é preciso
pisar fundo no acelerador. O Stepway tem curso de embreagem muito longo e “pega
alta” (você tira o pé e o carro não se desloca), o que requer algum tempo para
se adaptar. O consumo também melhorou depois da revisão.
Da suspensão e do chassis –
A suspensão de curso longo é bastante firme e ágil, sem ser desconfortável,
coerente com a proposta do carro. Absorve surpreendentemente bem as
irregularidades. A sensação é de robustez, confirmada pela manutenção de
características mesmo com mais de 15.000 de exposição à buraqueira do Rio de
Janeiro. A dirigibilidade como um todo não foi comprometida com a elevação da
suspensão, característica desta versão, a menos dos momentos de aceleração
plena, quando a frente levanta e o Sandero “passarinha”. Nas subidas de ladeira
a característica se agrava.
Do acabamento e conforto – O
acabamento interno é muito simples e mal cuidado, há rebarbas nos plásticos e
encaixes desalinhados, está abaixo de seus pares. Os materiais são de qualidade
duvidosa, o som original, apesar de muitas funcionalidades, é medíocre. Os bons
pneus (da Continental) com esta quilometragem fazem muito barulho acima de 80 km/h . Portas grandes e
de bom ângulo de abertura, garantem bom acesso. Os projetistas faltaram às aulas
de layout na faculdade. Os botões de
acionamento dos vidros elétricos são mal posicionados (dianteira e traseira). O
controle do ar-condicionado é muito mal colocado, assim como o dos retrovisores
elétricos e das travas das portas (tudo errado), mesmo depois de tanto tempo, é
difícil achar os botões sem olhar. As molduras prateadas dos difusores de ar
refletem nos vidros, atrapalhando a visão nos retrovisores. As luzes internas
são vergonhosas, pequenas e junto ao pára-brisa, não iluminam bem o interior. Para
procurar algo que caiu no banco traseiro à noite, é preciso uma lanterna. Por
outro lado, o espaço no banco de trás é bom e o porta-malas espaçoso para um
hatch. O computador de bordo é útil e tem se mostrado bastante preciso. O ar
condicionado, mesmo depois da revisão que identificou massa de gás abaixo do
normal, mantém o desempenho fraco.
Pontos fortes – Suspensão
firme e robusta. Projeto moderno garante ótima rigidez torsional e privilegiada
relação volume/peso. Bom vão livre do solo e grande curso da suspensão. Bom
espaço interno, acesso fácil. Preço competitivo do carro 0 km (os modelos 2012,
repaginados, ficaram também mais baratos). Sensação de robustez ao guiar,
confirmada com a quilometragem. Garantia de três anos.
Pontos fracos – Acabamento
simplório (coerente com um básico de entrada, mas inadmissível num carro deste
preço e proposta) e mal cuidado (incoerente com qualquer versão). Direção
pesada nas manobras de estacionamento. Instabilidade direcional nas acelerações
fortes, principalmente em subidas. O acelerador “borrachudo” requer atenção
para que o carro tenha performance compatível com sua relação peso/potência.
Iluminação da cabina e disposição dos comandos internos. Ruído interno acima de
80 km/h .
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