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sexta-feira, 2 de março de 2012

Peças e serviços caros nas concessionárias.


O Ricardo me perguntou sobre a razão dos altos preços cobrados pelos serviços realizados nas concessionárias.

Esta é uma questão delicada. Há pontos a favor e contra esta prática.

Em primeiro lugar é bom lembrar que as concessionárias devem manter uma equipe de mecânicos treinada e de bom nível, capaz de resolver a maioria dos problemas que os carros daquela marca apresentam. Para os mais complexos ela contará com o apoio de um técnico da própria fábrica.


Também devem manter um ferramental especial para atender aos requisitos técnicos de revisões e reparos, sem “gatilhos”.

Estes dois pontos representam um razoável volume de investimentos e custos, que justificariam uma parte dos altos preços cobrados, se comparados às oficinas menores e menos equipadas e qualificadas.

Por outro lado, as concessionárias se lastreiam na “reserva de mercado” da garantia. Para não perdermos a garantia de fábrica, nos submetemos, por 1, 2, 3, 5 ou 6 anos, aos “abusivos” preços de mão de obra e peças. Sem concorrência direta, as concessionárias só se preocupam com o que as concessionárias da marca concorrente está anunciando (preços fixos de revisões, por exemplo). Sendo esta uma ameaça comercial pequena e, aparentemente ineficaz do ponto de vista do comprador e usuário dos carros.

Há ainda uma questão mais séria, serviços cobrados e não realizados, mas este é um assunto para outro post...

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