Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 18 de março de 2012

Cuidado com o benzeno?


Meu amigo Roberto me encaminhou um e-mail viral que fala dos perigos do benzeno no interior de carros que ficam fechados e expostos ao Sol.

Sem ter me perguntado a opinião, resolvi comentar o assunto. Desde a primeira vez que vi estranhei o conteúdo, que parece escrito por alguém que não sabe nada de Química. O texto fala em concentração de 4 mg, mas as concentrações se medem em mg/litro ou em partes por milhão (ppm). Medidas mais simples podem ser feitas em percentuais.

A quantidade de 4 mg de benzeno pode gerar uma alta concentração se estiver dissolvida num meio de 10 mg (40% de concentração de benzeno), mas seria apenas um traço se estiver num meio de 4 kg (ou 4.000 g ou ainda 4.000.000 de mg) o que equivaleria a 1 ppm. Tudo leva a crer que se trata de um alarmista que faltou às aulas de Química.

Depois fiquei pensando, o benzeno é um hidrocarboneto muito volátil. Se estivesse presente “in natura” num carro 0 km, ele evaporaria ainda nas primeiras exposições ao Sol ainda no pátio do fabricante.

Se, por outro lado, houvesse uma reação química catalizada pelo calor no interior do carro, o autor do e-mail já deve estar rico, pois inventou um método barato de gerar hidrocarbonetos a partir de reciclagem de material de desmanche de carros, apenas expondo-os ao Sol.

Se fosse verdade, o meio ambiente agradeceria!

Nenhum comentário: