Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 13 de março de 2012

O que é a barra de torção?


Em poucas palavras é uma mola, mas que atua de forma diferente que as molas mais comuns que costumamos ver (as helicoidais e as elípticas).

Nas barras de torção, o efeito de mola é dado pela torção no entorno do eixo de uma barra. Veja a figura a seguir:

A força F é aplicada num braço de alavanca a, engastado numa barra de diâmetro D e comprimento L, promovendo uma torção equivalente a um ângulo Θ.

 Esta é uma aplicação bastante comum em suspensões dos mais diferentes tipos de veículos, dos velhos Fuscas aos atuais SUVs da Toyota.

Via de regra, a barra de torção está ligada a braços da suspensão, como mostra a foto abaixo.

Nenhum comentário: