Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 10 de março de 2012

Vale a pena abastecer com a gasolina aditivada?


Se você não abastece com este tipo de gasolina desde que o motor era novo, minha opinião é que não vale a pena.

As gasolinas aditivadas, como o nome diz, contem aditivos que melhoram características presentes nas gasolinas comuns (que são as suas bases). Os mais comuns entre estes aditivos são os detergentes, que fazem com que haja maior dificuldade de aderência de resíduos sólidos nas paredes internas do motor.


Se o seu motor já está bem rodado e, naturalmente, com depósitos nas paredes, adotar uma gasolina com detergente pode causar o descolamento destes depósitos. Como são sólidos e duros, ao se soltar podem se alojar em locais que vejam a prejudicar o funcionamento do motor, como na sede de uma válvula de exaustão.

Não conheço uma receita cientificamente comprovada, mas recomendo que, se você comprou um carro novo e pretende usar gasolina aditivada, faça isto com freqüência (pelo menos um em cada três tanques cheios), para que não se acumulem depósitos ao longo da vida do motor.

Se você abastecer sempre com aditivada e uma vez ou outra abastecer com a comum, não haverá qualquer prejuízo à sua estratégia de proteção do motor.

Nenhum comentário: