Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 31 de março de 2012

Por que fazer a curva “por dentro”?


Estou devendo esta resposta a um leitor há muito tempo.

Respondo que, na realidade, a forma correta de fazer uma curva, é entrar “por fora", contornar “por dentro” e sair “por fora” novamente (veja as figuras).


Esta é a forma de “aumentar” o raio da
curva, o que na prática faz com que a curva seja mais suave, ou nos casos de corridas de automóveis, permitir que seja feita em maior velocidade. A razão vem da Física.


Para um mesmo carro e mesma velocidade, quanto maior o raio da curva menor a força centrípeta (a que se opõe à força centrífuga, mais conhecida). Desta forma, ao “compensarmos” a curva, aumentamos seu raio e permitimos que seja feita mais rapidamente ou com mais segurança. Claro que isto só pode ser feito, quando trânsito permite!

Nenhum comentário: