Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 5 de março de 2012

Motores do ciclo Otto podem ser usados em transporte pesado?


Podem, mas no Brasil raramente se usa. Podemos dividir a resposta em duas partes:

1 – Em qualquer lugar do mundo os motores do ciclo Diesel são a preferência para o transporte pesado se comparados aos motores do ciclo Otto (a gasolina, a GNV ou álcool) por conta de sua maior eficiência energética. Por usarem taxas de compressão muito maior que os motores do ciclo Otto, os Diesel aproveitam melhor o combustível, o que representa economia, fator preponderante nos transportes de carga.

2 – No Brasil, aliado ao fator geral (eficiência) há também a questão de preço do diesel se comparado à gasolina. A política de preços e subsídios implantada há décadas, levou a que o diesel fosse a escolha quase obrigatória para o transporte de cargas e passageiros.

Tecnicamente os motores do ciclo Otto podem ser usados no transporte pesado, há exemplos em todo o mundo, principalmente em cenários onde a questão das emissões é relevante. Neste aspecto os motores Otto levam grande vantagem (em especial os a etanol, GLP e GNV).

Nenhum comentário: