Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 14 de março de 2012

Mais sobre as buchas de poliuretano.


O Paulo Eduardo perguntou:

"Imaginando o caso de termos um veículo que o dono abstenha-se totalmente do quesito conforto (optando pela melhor dirigibilidade) o uso dessas buchas "Especiais" poderia afetar (ainda que maneira sutil) a vida útil da estrutura do veículo (No caso de meu veículo- monobloco) causando-lhe outros contratempos mesmo a longo prazo ??

Respondo em tese, imaginando que seu VW GOL 92/93 está em boas condições estruturais, já que você é o proprietário desde 0 km e que as buchas que você vai comprar são de boa qualidade.

Se o carro fosse meu, eu usaria, aliás, até pouco tempo, no meu Honda Acord 92, as buchas de PU que instalei funcionavam perfeitamente (devem continuar lá, mas vendi o carro há 3 meses). Nele não observei qualquer tipo de dano estrutural (em vários anos de uso), mas tenho certeza que alguns ruídos em acabamentos apareceram mais rapidamente em função da maior rigidez do conjunto suspensão.

Isto deve ocorrer no seu caso também, mas em uso normal você não deve ter qualquer tipo de problema, mesmo em longo prazo. Vale também lembrar que sempre será melhor usar boas buchas de PU do que buchas desgastadas de borracha, ou adaptações de buchas de borracha feitas em oficinas “especializadas”.

Em tempo, nem todas as buchas de PU têm as mesmas características mecânicas. Através do processo de cura é possível obter maior ou menor rigidez, obtendo resultados bem diferentes em termos de resposta da suspensão. Via de regra, as buchas de PU feitas para carros de competição, são bem rígidas e com alta resistência mecânica.

Nenhum comentário: