Um leitor me perguntou se eixos cardãs são usados em carros e qual a sua função.
A resposta é sim.
Já toquei neste assuntoneste BLOG, no post sobre correia dentada e eixo cardã (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/02/qual-funcao-da-correia-dentada-e-sua.html). Vale a pena dar uma lida.
Nos carros de passeio, os cardãs são usados nos carros que têm motor dianteiro e tração traseira. O eixo cardã faz o papel de ligá-los, transmitindo o torque que é gerado no motor e multiplicado na caixa de marchas até o eixo traseiro / diferencial, sendo esta a sua principal função, que é exercida através de sistemas que compensam a variação de distância e posição entre os dois conjuntos (o motor, que se movimenta pouco e o diferencial, que se movimenta muito, junto com a suspensão traseira).
As variações de comprimento são compensadas pela área estriada (na região intermediária do eixo). Já a variação de posição é compensada pelas duas juntas universais (cruzetas) nas suas extremidades.
Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !
Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.
Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.
O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.
Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário