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sábado, 17 de março de 2012

Câmbio automático no neutro?


Meu amigo Franklin perguntou se deveria colocar o câmbio automático em neutro (N) cada vez que parar num sinal (semáforo).

Franklin, os câmbios automáticos são projetados para ficar engatados nestas situações e sua vida útil é dimensionada para resistir a estes esforços. Colocar em neutro não vai ajudar a ele a ter vida mais longa, por outro lado, a alavanca estará submetida à uma condição diferente da do projeto, já que não se espera que o cambio seja colocado em neutro a cada vez que o carro pára.

Dificilmente uma conduta ou outra vai levar o câmbio à quebra, mas a minha opção é pelo respeito aos critérios de projeto e, portanto, só ponho o câmbio em neutro quando o tempo de parada é mais longo que a duração de um sinal fechado.

Fique claro também que as pastilhas de freio não estarão se desgastando quando os freios são acionados para deixar o carro parado e engatado. Não há desgaste por que não existe movimento relativo entre os discos e as pastilhas. Naturalmente o sistema ficará pressurizado e isto é tempo de uso, ou seja desgaste, mas ele também foi projetado para tal.

Por fim, um argumento em favor do neutro, a economia de combustível. Neste caso é verdade, ao manter o carro engrenado e o pé no freio, o conversor de torque fica trabalhando, o que consome alguma energia (combustível), mas é pouco, muito pouco, para períodos curtos.

Se você ficou na duvidam, veja o manual de seu carro. Seja ele qual for, não vai recomendar colocar em neutro (N) ao parar num sinal.

11 comentários:

Douglas disse...

O manual do carro diz exatamente isto:
Nas paradas prolongadas com o motor ligado (congestionamentos, passagens de nível, semáforos prolongados, etc) é aconselhável posicionar a alavanca na posição de ponto morto (N) e manter o freio pressionado.

Portanto, contrariando tudo o que você disse.

Ronaldo Martins disse...

Douglas, grato pelo comentário, mas acho que não me fiz entender.
Leia de novo o texto. Minha recomendação para manter engatado é nas paradas normais, não nas longas paradas ou os sinais prolongados. Se você continuar entendendo que há conflito, me avise, pois outros podem estar entendendo da mesma forma.
Ans, Ronaldo.

Unknown disse...

Você foi muito claro, Ronaldo. Paradas longas, câmbio no neutro, paradas curtas, câmbio no drive e pé no freio.

Unknown disse...

Muito bom!

Unknown disse...

Muito bom!

Unknown disse...

Muito bom!

vilela disse...

Quanto tempo seria longo? Qual o limite para passar para o N?

vilela disse...

Quanto tempo seria longo? Qual o limite para passar para o N?

Jovem 3° ano! disse...

Olá meu carro se eu ligar ele e deixar ele ligado e parado no neutro por um minuto ele da falha no sistema? E ae n anda mais só depois de várias tentativas oq fazer?

Jovem 3° ano! disse...

Olá meu carro se eu ligar ele e deixar ele ligado e parado no neutro por um minuto ele da falha no sistema? E ae n anda mais só depois de várias tentativas oq fazer?

Unknown disse...

Tenho uma zafira automatica e quando eu coloca ela no N ela continua andando isso é norma? ela deveria parar ñ?