Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 4 de dezembro de 2011

Até quando posso usar um pneu ?


Esta é fácil, mas pouca gente sabe.

Todo pneu tem marcas na sua banda de rodagem. Elas são pequenos degraus localizados no fundo dos sulcos. Para facilitar sua localização, nas duas laterais dos pneus, junto à banda de rodagem, existem marcas com as letras TWI (sigla em inglês para Indicador de Uso da Banda de Rodagem).

Se você localizou a sigla, observe os sulcos neste alinhamento, em pelo menos um deles você vai achar este pequeno degrau no fundo do sulco.

Achou?

Se este degrau ainda estiver mais baixo que a banda de rodagem, rode tranqüilo (quanto ao desgaste). Se eles estivem nivelados, chegou a hora de trocar o pneu. Faça isto logo, você e os demais ocupantes do carro estão em risco,

Vale lembrar que é comum que os pneus se desgastem de forma irregular, “comendo” a banda mais por dentro ou mais por fora. Nestes casos, se em qualquer sulco a TWI for atingida, está na hora de trocar o pneu.

Este dica pode te salvar de inspetores veiculares ignorantes (para dizer o mínimo), que avaliam o estado dos pneus “no olho”, como aconteceu com um amigo meu, como ele não sabia da presença da TWI, acabou tendo de acatar a decisão “técnica” do fiscal e comprou dois pneus novos sem precisar.