A suspensão foi projetada para “dar conta” dos esforços advindos da massa suspensa representada pelas rodas e pneus originais do carro. Ao alterá-los, você leva estes componentes a enfrentar esforços não previstos.
Apenas para exemplificar, se você instala uma roda cuja superfície externa ficou uma polegada (25,4 mm ) mas para fora que a original, o torque que os braços da suspensão serão submetidos estarão acrescidos em pelo menos uns 10%, podendo chegar a muito mais.
Com o trabalho sobre-carregado da suspensão, a carroceria recebe mais esforços que o projetado, assim, é comum ver carrocerias rangendo e peças se soltando prematuramente.
Se você quer mudar as rodas de seu carro, veja se há modelos do mesmo tipo com rodas de medidas diferentes. Certifique-se na concessionária que nos dois modelos os demais componentes da suspensão são idênticos e adote rodas e pneus de medida igual ao que o fabricante adota na outra versão, assim você mitiga os riscos com a alteração.
Em tempo, se você alterar o diâmetro do pneu, também será alterada a relação final de desmultiplicação da rotação do motor, ou seja, se o diâmetro for maior, a relação final será alongada, se for menor, será encurtada.
Cuidado também com o velocímetro, ele deixará de indicar a velocidade correta.