Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 10 de dezembro de 2011

Trocar as rodas e/ou os pneus por outros com medidas diferentes das originais pode causar problemas no carro?


Definitivamente sim. A suspensão, a transmissão e a carroceria de seu carro foram projetados para uma determinada configuração dimensional, a qual se altera com a troca de diâmetro e largura de pneus e rodas.

A suspensão foi projetada para “dar conta” dos esforços advindos da massa suspensa representada pelas rodas e pneus originais do carro. Ao alterá-los, você leva estes componentes a enfrentar esforços não previstos.

Apenas para exemplificar, se você instala uma roda cuja superfície externa ficou uma polegada (25,4 mm) mas para fora que a original, o torque que os braços da suspensão serão submetidos estarão acrescidos em pelo menos uns 10%, podendo chegar a muito mais.

Com o trabalho sobre-carregado da suspensão, a carroceria recebe mais esforços que o projetado, assim, é comum ver carrocerias rangendo e peças se soltando prematuramente.

Se você quer mudar as rodas de seu carro, veja se há modelos do mesmo tipo com rodas de medidas diferentes. Certifique-se na concessionária que nos dois modelos os demais componentes da suspensão são idênticos e adote rodas e pneus de medida igual ao que o fabricante adota na outra versão, assim você mitiga os riscos com a alteração.

Em tempo, se você alterar o diâmetro do pneu, também será alterada a relação final de desmultiplicação da rotação do motor, ou seja, se o diâmetro for maior, a relação final será alongada, se for menor, será encurtada.

Cuidado também com o velocímetro, ele deixará de indicar a velocidade correta.