km rodados – menos de 10 km
Local do teste – Rio de Janeiro, Jan/2009
Cenário de teste – vias expressas do Rio de Janeiro.
Comentários iniciais – Fiz este test-drive na hora de decidir que carro comprar.O Tiida estava na minha lista e precisava saber qual seria a opção mais conveniente. Boa parte dos comentários gerais estão recheados com minha convivência com o Tiida mecânico, que acabou sendo a minha escolha. Nos Estados Unidos e México (onde o carro é fabricado) o Tiida se chama Versa e pode ser visto em primeiro plano na foto abaixo.
Na direção – A direção (eletricamente assistida) é leve e direta, mas transmite muito as irregularidades do solo, a sensação é de segurança em curvas. A posição de dirigir é boa, bem elevada, com regulagem de altura do banco do motorista e da coluna. O rodar é suave (sem ser mole), silencioso e agradável.
Do motor e câmbio – O quatro cilindros, de 1.8 litros , é brilhante. Movido apenas a gasolina, é silencioso e vibra muito pouco, seria perfeito para o peso se não fosse “atrapalhado” pelo câmbio automático de apenas quatro marchas. Nele “faltam” marchas, sendo mal escalonado, deixa verdadeiros “buracos” entre uma marcha e outra, perceptíveis mesmo aos motoristas menos atentos. Naturalmente há o conforto de ser automático e toda a conveniência para o uso em cidades grandes, mas o preço maior e a queda vertiginosa no prazer de dirigir não compensam.
Da suspensão e do chassis – A suspensão é bastante firme, sem ser desconfortável, coerente com a proposta do carro, mas saiba que os frágeis e caros amortecedores não estão cobertos pela garantia de fábrica. Vale lembrar que o nosso Tiida é feito no México e vendido como Versa na América do Norte.
Do acabamento e conforto – O acabamento é muito bem cuidado, na versão SL está acima dos concorrentes diretos e poderia ser considerada de luxo. Os materiais são de ótima qualidade, o som é muito bom, o nível de ruído é baixo (em pisos lisos) e a vida a bordo é fácil, com portas grandes e de acesso fácil. A sensação agradável é ajudada pelo funcional teto solar com dois tipos de abertura e o ótimo couro “furadinho” que reveste os bancos. O espaço no banco de trás é de limusine (o banco traseiro tem trilho que aumenta ou diminui o porta-malas). O controle de velocidade do limpador de pára-brisas e o controle digital para o ar condicionado funcionam à perfeição. Falta um computador de bordo (já presente nas versões a partir de 2009 do Tiida SL).
Pontos fortes – Ótimo acabamento, grande espaço interno, acesso fácil. Banco traseiro com trilhos. Preço competitivo do carro 0 km .
Pontos fracos – O brilhante motor é atrapalhado pelo câmbio automático mal escalonado. Suspensão e direção frágeis. Peças absurdamente caras. Pára-brisa sem dégradé. Não haver indicação de luzes acesas, num painel que se ilumina sempre ao se ligar o carro. Apenas três concessionárias na cidade do Rio de Janeiro e relativamente poucas no Brasil. Baixa liquidez e, consequentemente, grande desvalorização.