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quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O que é o Cx que os fabricantes de carro anunciam?


Cx é o coeficiente de arrasto aerodinâmico e é determinado pelas formas da carroceria do carro. Complicado? Não, é simples.

O Cx é medido por um número adimensional (não tem unidade de medida, como o centímetro ou o quilograma). Quanto menor este número, melhor o carro “rasga” o ar, o que permite que menos esforço do motor seja feito para o deslocamento.

Já o arrasto aerodinâmico é a força de resistência que o ar impõe ao deslocamento de qualquer corpo na atmosfera.

O arrasto aerodinâmico é proporcional à área frontal do carro (pense na área representada numa foto tirada exatamente na frente do carro, feita de uma boa distância) e também à forma da carroceria (Cx). Claro, o arrasto depende da velocidade que o carro está andando.

Você já deve ter observado que os carros super-esportivos são muito baixos (o que denota pequenas áreas frontais) e têm perfil afilado e cantos arredondados (o que denota melhor fluxo do ar na sua superfície, ou seja, menor Cx).

Como a força de arrasto aerodinâmico também é proporcional à velocidade elevada ao quadrado, fica fácil entender a razão de ser tão importante ter um Cx baixo e uma área pequena em carros que atingem altas velocidades.

Vou voltar ao tema para mostrar como a forma pode influenciar no Cx.