O Cx é medido por um número adimensional (não tem unidade de medida, como o centímetro ou o quilograma). Quanto menor este número, melhor o carro “rasga” o ar, o que permite que menos esforço do motor seja feito para o deslocamento.
Já o arrasto aerodinâmico é a força de resistência que o ar impõe ao deslocamento de qualquer corpo na atmosfera.
O arrasto aerodinâmico é proporcional à área frontal do carro (pense na área representada numa foto tirada exatamente na frente do carro, feita de uma boa distância) e também à forma da carroceria (Cx). Claro, o arrasto depende da velocidade que o carro está andando.
Você já deve ter observado que os carros super-esportivos são muito baixos (o que denota pequenas áreas frontais) e têm perfil afilado e cantos arredondados (o que denota melhor fluxo do ar na sua superfície, ou seja, menor Cx).
Como a força de arrasto aerodinâmico também é proporcional à velocidade elevada ao quadrado, fica fácil entender a razão de ser tão importante ter um Cx baixo e uma área pequena em carros que atingem altas velocidades.
Vou voltar ao tema para mostrar como a forma pode influenciar no Cx.