Vamos quantificar, usando valores aproximados de Dez/2011, apenas como referência:
Um carro médio, faz uns 10 km/litro de gasolina no trânsito misto da cidade, isto quer dizer que a cada quilômetro, o carro gasta R$ 0,29 (gasolina hipoteticamente a R$ 2,90 o litro).
Este mesmo carro, convertido ao GNV, equipado com cilindro de 16 metros cúbicos (pressão nominal de 200 bar), vai rodar cerca de 140 km no mesmo circuito urbano. Se o GNV estiver a R$ 1,40 o m3, teremos um custo por quilômetro rodado de R$ 0,16 , o que representa aproximadamente a metade do custo por quilômetro rodado (economia de R$ 0,13 por km rodado).
Se você vai investir R$ 2.000,00 num kit de conversão básico, precisará rodar mais de 15.000 km para que o custo da conversão seja amortizado pela economia com combustível.
Esta conta pode ser desequilibrada em dois sentidos. No Rio de Janeiro, o IPVA é reduzido em 75% se o carro é convertido ao GNV, ou seja, boa parte do investimento na conversão é amortizada pela economia de 75% no imposto anual.
Por outro lado, carregar um cilindro de 16m3 no porta-malas tem um custo significativo, com aumento de custos de manutenção (de difícil quantificação, pois cada caso é um caso) e redução de espaço no porta-malas (intangível). Vale lembrar também que as adaptações de kits que permitem a queima do GNV deixam marcas indeléveis no motor, ou seja, considere que você vai provavelmente vai vender este carro com o kit GNV instalado, com os pós e contras desta situação.
Você deve levar tudo isto em conta antes de decidir.
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